Desapego do poder e um problema brasileiro

Eu queria escrever uma história de uma sociedade comunista e tecnológica. Eu estou aos poucos escrevendo trechos, contos e afins sobre, mas longe de me empenhar o suficiente para agilizar o projeto (desejo).

Na minha procura sobre publicar livro e como escrever um, eu dei apenas com uma pessoa que me passou a real: ninguém se importa com o contexto sem o romance — Na realidade as relações. Ainda bem que eu descobri isto no início. Tem sido esta a parte mais difícil, o romance.

Entretanto, recentemente, influenciado pelo meu mergulho na historiografia e certos livros de historiadores como o Sexo, desvio e danação de Jeffrey Richards, eu pensei: e se eu escrever como um historiador do futuro desta civilização? Pois então! Tenho tido o que considero bons resultados e de quebra eu posso associar a história com os acontecimentos recentes (na verdade, eu já fazia isto no romance).

Ainda não sei ao certo se escolho romance ou historiografia — e quem sabe até os dois! Mas tenho tido maior sucesso com a simulação de historiografia. Deixarei um exemplo que escrevi hoje.

“Desapego do poder e um problema brasileiro

Sobre isto fala o Imperador: Ele (alguém em um artigo em jornal) disse que eu sou apegado ao poder e por isso me mantenho após a democratização. Essa leitura não condiz com a realidade. A democracia que se instaurou é nova e frágil. Ela está impregnada pela ideologia brasileira e seu capitalismo retrógrado dos anos 80. Precisamos primeiro ver o efeito da educação política dos cidadãos para a democracia participativa, para que eles tenham condições de manter e aprimorar o regime (comunista). Quando esse momento chegar — e ele não tardará — abandonarei meu título de imperador”.

Se você for historiador, vai observar que se trata apenas da fonte. Como eu disse, eu escrevi hoje, na realidade a poucos minutos atrás, então falta o toque do historiador de extrair a história da fonte, mas é mais ou menos o caminho.

A questão se deve ser um romance ou uma historiografia, acredito que dependa de qual público eu quero atingir.

Felipe Souza

Roma Invicta! Sadness & Depression

Comentários